sábado, 9 de junho de 2007

PROJETO RESGATE DA HISTORIA DE ESTANCIA, JARDIM DE SERGIPE DEL REI - VIDA PRIVADA DE ESTÂNCIA -

A Vida Privada de Estância, é de arrepiar.... alias do que se mistura da vida privada da antiga corte que veio para o Brasil em 1808 onde era um aperto para se ir ao sanitário. Não havia Sanitários, somente um penico. O pior é que naquela época ainda não havia sido inventado também o Papel Higiênico, e com isto imagine voce apertando a mão de uma autoridade e depois por descuido coçar o nariz. Arghhh

Pois é mas esta semana o amigo José Carlos Ferreira está lançando um livro CONTOS DA ESTEIRA DE PALHA. está dentro do contexto deste BLOG.
Enconmende o seu lique para o Telefone, (021)- 3357-9638

2 comentários:

Pesquisas & Informações sobre Síndrome de Down e HISTÓRICAS (Estância-Sergipe) disse...

Final do Século XIX em Estância a feira funcionava em frente ao antigo sobrado que foi do Sr.Francisco (Chico de Jacinto) isto antes da construção do primeiro Mercado Municipal que ocupava toda antiga Travessa do Mercado até o atual Hotel Dom Bosco. A praça Barão do Rio Branco era um grande campo com capim e tudo. Já havia algumas Palmeiras plantadas. O Jornal depois do Recopilador Sergipense que circulava foi o Sereno, que por curiosidade sua primeira edição não foi impressa e sim de boca a boca. O nome já é sugestivo, Sereno o que significa dizer não epistemologicamente mas sim no que acontecia na época, significava o que a raia miuda fazia às portas dos grandes casarões de nossa cidade, principalmente quando em um destes pomposo sobrado ou palecete recebia visitas, ou promovias lautas festas da outra nossa sociedade. Os curiosos ficavam a espreitas de novidades, onde comentava-se tudo, do fraque, cartolas, chapeus femininos bengalas até mesmo as polainas. E o disse me disse chegava até a quem ficava um pouco mais longe.
Maiores detalhes no nosso livro, Resgate da História de Estância Jardim de Sergipe D´El Rei.

Pesquisas & Informações sobre Síndrome de Down e HISTÓRICAS (Estância-Sergipe) disse...

Uma Pesquisa não somente factual, com utilização de poucos documentos encontrados que visa nossos objetivos, um pouco da história oral iniciada há mais de 30 anos,anotações em cadernos,fotos, santinhos convites de casamentos, telegramas, cartas seguido de uma pesquisa historiográfica imensa, e rara. Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Real Gabinete Portugues, Biblioteca do Museu Imperial de Petropolis, Museu da Republica, Museu do Império todos visitados e pesquisados em seus arquivos técnicos, IHGB,Procura e compra de livros em Sebos e Livrarias, algumas obras raras, todos no Rio de Janeiro, Torre de Tombos, Conselho Ultramarino, Biblioteca Nacional tanto de Portugal como Espanha e Açores,Ilha de São Miguel,Angra. Pela Internet,cartas, em Salvador na Biblioteca da Cidade do Salvador, em Aracaju Biblioteca Epiphanio Dórea e IHG Se. Museu de Sergipe, do Homem de Sergipe. Uma pesquisa que foi iniciada no final dos anos 50 mas que até agora não parou, cada página, cada informação gera mais uma procura é foi assim que estamos chegando ao final de um trabalho, não da pesquisa e muito menos da História somente de uma etapa que será revista em futuro proximo, ou por nós ou por outros Historiadores, que com certeza irá mudar o rumo da própria História, ou apenas acrescentar. Afinal de contas História não é uma Ciencia Exata Um grande abraço a todos.
O Autor.
Francisco de Assis (Chicão de Pedro Advincula)
"Estância Princesa do Piauitinga, se de perto te amo, de longe não te esqueço"
Rio 05 de Fevereiro de 2008